terça-feira, 30 de março de 2010

Insuficiência

Queria estar sob controle. Mas , eu estou com medos demais. E nada detem o medo.
Hoje eu queria estar fechada ,queria um abraço largo ,quente ,reconfortante... queria voltar para o útero materno.
Queria estar lá , sem medo ,sem expectátivas ,sem experiências ;
Queria estar protegida ,longe do frio ,da chuva ,das facas...
Queria alguém pra abraçar e enxarcar-lhe as roupas de lágrimas. Que não me dissesse nada , que não tentasse me explicar nada , nem que me dissesse que sou ou que preciso ser forte.
Só que me protegesse.
Acho que mesmo depois de tudo ,ainda continuo sendo o Pássaro que não consegue voar. O Pássaro com asas atrofiadas ;
Que só quer inventar a coragem e pular ... cair e se rastejar... até aprender a andar ,à voar...
Que busca força ,que busca impulso ,mas que nunca ,nunca encontra...

Só quero chorar ,chorar e chorar... sem direito à pausas.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Só.

"Olho e a vejo fazendo um bando de coisas inúteis tentando pensar que é útil.
Aparentemente funciona ,ela ri ,assusta-se ,grita ,chora e ri. Tudo por motivo algum.
Talvez tudo esteja passando rápido demais . A vida do cachorro, a rotina ,as vontades ,a sua vida. Não o tempo de sua vida ,mas como ela anda funcionando.
Nada mais serve por muito tempo. As rotinas ,as vontades ... a vida do cachorro sim ,essa serviria para sempre ,e é a única que um dia vai acabar. E apesar de tudo ,ela ainda espera que seja bem antes da sua . Apesar de tudo viver é bom.
Apesar de nada viver é bom.
E mais uma vez ela se sente inútil, não para os outros ,sempre serviu de alguma coisa para os outros. Para eles o importante é estar lá e não fazer exatamente nada que possa afetá-los. Sente-se inútil para si mesma. Não é bom continuar fazendo as mesmas coisas . Se elas bastam ,que venham outras. Sim .Virão. Mas essa espera corrói mais que fome e congestionamento. Outras coisas certamente virão.
Enquanto isso ela mergulha no nada e finge estar nadando.
Que menina engraçada.
Ainda escreve sobre ela mesma na 3ª pessoa... que fracasso..."

(Jasmine Osaky)

terça-feira, 23 de março de 2010

"Loucura é cometer os mesmos erros ,esperando obter resultados diferentes. "

Sinto pena de certas pessoas. Reparei que nos últimos meses eu me aproximei ,fisicamente , mais de pessoas com "problemas" do que as "normais". Não sei se chega a ser pena ,ou somente uma identificação. O fato é que isso é bom e ruim. O bom é que posso oferecer algumas respostas à eles... já que passei anos por momentos horríveis ,maiores que o momento "horrível" que cada um desses que me refiro está vivendo. Segundo ,eu posso evitar que eles caiam em desgraças como eu caí . Ou não.

Triste é saber que eles não sabem disso. Me sinto muito velha ao olhar para essas pessoas. Vidas inteiras a crescer e continuam agindo como crianças. Sinto tristeza ,literalmente ,por algumas dessas pessoas. Vivem reclusamente e acham que estão bem.
Estranhamente ,todas elas sabem dizer o que está errado em suas vidas. Ou, dizem que é falta de amigos ,que é isolamento ,problemas familiares ,etc...

E ,isso eu não sei até hoje. Não sei o que esteve errado ,e tampouco o que está errado. Sinto pena de certas pessoas. E talvez ódio de mim.

segunda-feira, 22 de março de 2010

" A Alma é cheia de mistérios"

Lí "Dom Casmurro" ,de Machado de Assis ,de novo. Não ,nunca me canso de ler. Sempre aprendo algo ,cada vez que leio. É como se Machado de Assis soubesse que eu precisaria de todas aquelas metáforas ... bem ,ele não sabia ,ainda não sabe ,mas , é como se fossem feitas pra mim.
Sempre pensei que Capitu fosse uma tonta que não correspondia o amor intenso de Bentinho. Até acreditei na hipótese de Capitu ter realmente o traído... mas acho que eu sempre estive errada. Quer dizer, Bentinho era obsessivo por ela ,em nenhum momento deixou essa obsessão de lado ,em nenhum momento permitiu-se ver o amor de Capitu. Ele não deixou espaços.
Capitu não gostava de falar . Percebi que eu e Capitu eramos muito semelhantes , ela queria ser descoberta ,como na página 57, cap. XXXVII, não é exatamente à alma que Bentinho se refere ,ele fala sobre Capitu. Os mistérios partiam de Capitu , de seus "Olhos de Ressaca". Capitu era um livro de metáforas ,e Bentinho nunca as compreendia. E nisso ,eu e Capitu somos semelhantes ,somos uma metáfora ,que ninguém jamais compreende. Jamais sente. Nunca somos nada do que dizem que somos...
Bentinho sempre foi um eufemismo. Um eufemismo egocentrico .
Capitu passou pelo que passou sendo quem era ,desde criança ,quando escrevia seu nome e o de Betinho no chão... passou pelas acusações doentias de Bentinho sendo a metáfora de sempre ,não ,ela não se defende ,ela sabe que Bentinho não ouviria ,fora que ,ela não quer que ele a conheça por sua "autobiografia" ,ela quer que ele a veja. Ela quer que ele decodifique seus Olhos. E ,ele não é capaz disso...
Bentinho ,afinal ,era um idiota. Idiota. Idiota. IDIOTA !
Eu escreveria que Bentinho é um idiota até ocupar um espaço gigantesco da página ,pois sim ,Bentinho é um idiota. Mas ,eu quero ocupar um espaço gigantesco com outras coisas...
Senti raiva hoje por ler Dom Casmurro ,pela primeira vez. Senti muita ,muita raiva de Bentinho. Quem diria ,o meu "Principe Encantado " virou Sapo ,como todos os outros Principes Clássicos que tive. Costumava pensar em Bentinho como " um homem que realmente ama " ,talvez ele até amasse mesmo... mas ,ele estava preocupado demais consigo pra perceber isso.

domingo, 21 de março de 2010

Guerra emocional

Honestamente , hoje o dia esteve em uma balança;
Hora pendendo para um lado ,hora pra outro... alegria ,dor ,tristeza ,amor ,solidão...
Pensamentos me algemando em quartos escuros e me torturando.
O espelho declarou guerra hoje ,começou com bombas e depois o exército invadiu meu território e ...bem ,o dominou. Resolvi desistir de me reagrupar ,me deixei jogada, caindo por ai...
E , o maldito espelho me pegou de jeito.