segunda-feira, 22 de março de 2010

" A Alma é cheia de mistérios"

Lí "Dom Casmurro" ,de Machado de Assis ,de novo. Não ,nunca me canso de ler. Sempre aprendo algo ,cada vez que leio. É como se Machado de Assis soubesse que eu precisaria de todas aquelas metáforas ... bem ,ele não sabia ,ainda não sabe ,mas , é como se fossem feitas pra mim.
Sempre pensei que Capitu fosse uma tonta que não correspondia o amor intenso de Bentinho. Até acreditei na hipótese de Capitu ter realmente o traído... mas acho que eu sempre estive errada. Quer dizer, Bentinho era obsessivo por ela ,em nenhum momento deixou essa obsessão de lado ,em nenhum momento permitiu-se ver o amor de Capitu. Ele não deixou espaços.
Capitu não gostava de falar . Percebi que eu e Capitu eramos muito semelhantes , ela queria ser descoberta ,como na página 57, cap. XXXVII, não é exatamente à alma que Bentinho se refere ,ele fala sobre Capitu. Os mistérios partiam de Capitu , de seus "Olhos de Ressaca". Capitu era um livro de metáforas ,e Bentinho nunca as compreendia. E nisso ,eu e Capitu somos semelhantes ,somos uma metáfora ,que ninguém jamais compreende. Jamais sente. Nunca somos nada do que dizem que somos...
Bentinho sempre foi um eufemismo. Um eufemismo egocentrico .
Capitu passou pelo que passou sendo quem era ,desde criança ,quando escrevia seu nome e o de Betinho no chão... passou pelas acusações doentias de Bentinho sendo a metáfora de sempre ,não ,ela não se defende ,ela sabe que Bentinho não ouviria ,fora que ,ela não quer que ele a conheça por sua "autobiografia" ,ela quer que ele a veja. Ela quer que ele decodifique seus Olhos. E ,ele não é capaz disso...
Bentinho ,afinal ,era um idiota. Idiota. Idiota. IDIOTA !
Eu escreveria que Bentinho é um idiota até ocupar um espaço gigantesco da página ,pois sim ,Bentinho é um idiota. Mas ,eu quero ocupar um espaço gigantesco com outras coisas...
Senti raiva hoje por ler Dom Casmurro ,pela primeira vez. Senti muita ,muita raiva de Bentinho. Quem diria ,o meu "Principe Encantado " virou Sapo ,como todos os outros Principes Clássicos que tive. Costumava pensar em Bentinho como " um homem que realmente ama " ,talvez ele até amasse mesmo... mas ,ele estava preocupado demais consigo pra perceber isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário